Tribuna Livre

Fez uso da Tribuna Livre durante o Grande Expediente da Reunião Ordinária do dia 18 de agosto de 2014, o representante comercial, Sr. Dione Carlos A. Santos, quando expôs sobre os benefícios do esporte para a educação social, especialmente infantil e o trabalho das Escolinhas do Município de Guaçuí, afirmando que o esporte é um assunto importante e que deve ser abordado amplamente pelos munícipes.

Também ressaltou a importância do envolvimento do Legislativo Municipal na busca por investimentos no Esporte, através de políticas públicas. Relatou vários pontos deficientes na estrutura do esporte em nossa cidade.

Diversos vereadores se pronunciaram e dentre esses pronunciamentos foi falado sobre alguns investimentos para o esporte que é discutido na Câmara Municipal, tais como: Bolsa Atleta, Campo Bom de Bola e outros.

Foi informado também que no ano de 2013 foi realizado o Plano Plurianual (PPA) para os quatro anos subsequentes, só que infelizmente o PPA realizado na Região Urbana não obteve uma participação popular representativa. E o Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento de médio prazo da Administração Pública, e o documento sistematiza as diretrizes, objetivos, metas e resultados que a gestão pública pretende alcançar no período apresentado.O PPA organiza as políticas públicas e as ações da gestão em programas que resultam em bens e serviços para a população.

O Legislativo Municipal não tem autonomia para realizar projetos que geram onerosidade para o Executivo Municipal, sendo de sua competência apenas aprovar e fiscalizar os orçamentos que serão executados pelo Poder Executivo.

O plano detalha as metas físicas e financeiras, o público-alvo das ações e os produtos que devem resultar delas e a partir deste Plano, são elaboradas: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). O conjunto desses instrumentos legais de planejamento é fundamental para a efetividade das ações e para o monitoramento dos resultados, tanto por parte do próprio governo como por parte da sociedade.

Publicado em quarta-feira, 27 de agosto de 2014