No início da tarde desta terça-feira (04), o Presidente da Câmara Municipal de Guaçuí, Ângelo Moreira, intermediou uma reunião para tratar da necessidade de unir forças a fim de buscar alternativas viáveis para facilitar a internação de dependentes químicos e sua reinserção social.
A reunião aconteceu no Gabinete da Presidência, com a presença do Pastor da Comunidade Evangélica Resgate, Aldair Bittencourt, do secretário municipal da Saúde, Werton dos Santos Cardoso, da secretária municipal da Assistência Social, Adriana Peixoto e do enfermeiro Fabiano dos Santos e Souza.
Na ocasião, o líder religioso destacou o seu trabalho junto à questão da dependência química no município e sua dificuldade em conseguir consultas médicas e exames laboratoriais para a internação das pessoas que sofrem com o supracitado mal.
O secretário municipal da Saúde, Werton dos Santos, falou da necessidade imperiosa de se contratar profissionais na área da psiquiatria, "porque para realizar tais internações é necessária uma consulta com o especialista. Todavia, existe escassez de profissionais dessa especialidade no mercado". No entanto, Werton colocou a equipe multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) à disposição e declarou: "os exames laboratoriais e odontológicos terão grau de prioridade para as pessoas que já tenham vagas garantidas de internação para tratamento de dependência química".
A secretária municipal de Assistência Social, Adriana Peixoto, parabenizou o pastor Aldair Bittencourt pelo excelente projeto desempenhado no seio da sociedade guaçuiense dizendo que "hoje no Brasil não existem políticas públicas direcionadas para os cuidados das pessoas com problema de dependência química. Inclusive, até temos o (CAPS) que desenvolve este trabalho. Contudo, a demanda é muito grande". Adriana Peixoto ressaltou que possui uma equipe de profissionais altamente qualificados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e que está se colocando à disposição das famílias que, neste momento de vulnerabilidade, vivem com seus entes queridos. Por isto, assumimos o compromisso de conduzir aqueles que não tem condições financeiras, devidamente comprovadas, aos locais de internação fazendo, assim, de fato o acompanhamento das famílias nesse processo.
O Presidente, Ângelo Moreira, mostrou-se solidário à demanda apresentada e salientou: "o Poder Público e a sociedade organizada devem cerrar fileiras em torno do enfrentamento à dependência química que está destruindo muitas famílias", concluiu o Presidente.
Câmara Municipal de Guaçuí, mais transparente e mais próxima do povo!
Publicado em quarta-feira, 05 de agosto de 2020