12 DE OUTUBRO DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA.

Em 12 de outubro, o Brasil celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país, um feriado nacional que reflete a profunda devoção do povo brasileiro. Esta data não apenas homenageia a santa, mas também coincide com o Dia das Crianças, criando uma atmosfera de celebração e reflexão.

História da Devoção

A devoção a Nossa Senhora Aparecida teve início em 1717, quando três pescadores encontraram uma imagem da santa nas águas do Rio Paraíba do Sul. Após esse achado, eles tiveram uma pesca milagrosa, o que gerou um fervor religioso na região. A imagem, inicialmente quebrada, foi restaurada e passou a ser venerada, levando à construção do Santuário Nacional.

Proclamação como Padroeira

Em 1930, Nossa Senhora Aparecida foi oficialmente proclamada padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI. O feriado foi instituído em 1980, reconhecendo a importância da santa na cultura e religiosidade brasileira.

Comemorações

As celebrações incluem missas e procissões em todo o país, especialmente no Santuário Nacional em Aparecida, onde milhares de fiéis se reúnem para homenagear a santa.

Reflexão sobre as Crianças

O Dia das Crianças é uma oportunidade para refletir sobre a importância da infância e do cuidado com os pequenos. A ligação entre Nossa Senhora Aparecida e as crianças é significativa; muitos acreditam que ela tem uma predileção especial por elas. Neste 12 de outubro, convidamos todos a celebrar com fé e alegria esta data tão significativa para nossa cultura e espiritualidade.

Que Nossa Senhora Aparecida continue a nos guiar e proteger!

Thiago Pereira Gerente de Comunicação e Cerimonial.

Publicado em sexta-feira, 11 de outubro de 2024