OUTUBRO ROSA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA.

A campanha Outubro Rosa é um movimento internacional que visa à conscientização sobre o câncer de mama, promovendo a importância da detecção precoce e do autocuidado. Celebrada anualmente em outubro, essa iniciativa foi criada no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e, desde então, tem ganhado força em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil.

O principal objetivo do Outubro Rosa é compartilhar informações sobre o câncer de mama e aumentar o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento. A campanha busca reduzir a mortalidade associada à doença, que é a mais comum entre mulheres em todo o mundo. Em 2021, o Brasil registrou uma estimativa de 66.280 novos casos, refletindo uma taxa de incidência preocupante.

A atual campanha do Ministério da Saúde em 2024 traz o tema "Mulher: seu corpo, sua vida", enfatizando a importância do autocuidado e da conexão das mulheres com sua saúde. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destaca que essa mobilização visa respeitar as individualidades femininas e valorizar a observação do próprio corpo como forma de prevenção.

O Outubro Rosa não é apenas um mês de conscientização; é um chamado à ação para que todas as mulheres cuidem de sua saúde diariamente. A Câmara Municipal de Guaçuí se une a essa causa, incentivando a população a participar das atividades programadas e a se informar sobre como prevenir o câncer de mama.

Juntos, podemos fazer a diferença na luta contra essa doença.

Thiago Pereira Gerente de Comunicação e Cerimonial.

Publicado em terça-feira, 08 de outubro de 2024